sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DANIEL DAY-LEWIS









DANIEL DAY-LEWIS – Nasceu em Londres, em 1958. É filho do poeta Cecil Day-Lewis e da atriz Jill Balcon, e neto de Michael Balcon, produtor que deu a Hitchcock a oportunidade de dirigir pela primeira vez, e produziu as excelentes comédias de Alec Guiness, nos anos 50, na Ealing, estúdio do qual foi fundador. Daniel estudou na Escola de Teatro Old Vic, em Brístol. Antes disso, participara de peças no colégio, sendo seu primeiro papel o de Florizel, em ‘’Winter’s Tale. Apesar de ter feito, aos 12 anos, uma ligeira aparição no excelente filme ‘’Domingo Maldito/Sunday Bloody Sunday, de John Schlesinger, indicado a vários Oscar’s; como um jovem vandalo

‘’Domingo Maldito/Sunday Bloody Sunday, (1971).
 

Mas só voltaria atuar no cimema depois de aparecer, durante o início da década de 80,  na televisão, num episódio da série inglesa ''Shoestring'' como um DJ, no episódio ''The Farmer Had a Wife'', onde faz uma participação pequena. Ainda fez na TV, Frost in May (onde jogou um impotente homem-criança) e How Many Miles to Babylon? (Como a I Guerra Mundial oficial dividido entre lealdade à Grã-Bretanha e Irlanda) para a BBC ambas em 1982. Onze anos depois de sua estréia no cinema, Day-Lewis continuou a sua carreira no cinema com um pequeno papel em ''Gandhi/idem'' (1982) como Colin, um bandido de rua que os bullies o personagem-título, apenas para ser imediatamente repreendido por sua mãe, o filme recebeu oito Oscar, além de ser um grande sucesso de bilheteria. No final de 1982, ele teve sua grande chance de teatro, quando ele assumiu a liderança em outro país . No ano seguinte, ele teve um papel de apoio como Colin em ''Rebilião em Alto Mar/The Bounty'' é um remake do filme ''O Grande Motim/The Bounty'' de 1935, aliás e a terceira versão desse filme, que não foi bem de bilheteria como o primeiro, depois ele entrou para a Royal Shakespeare Company, aparecendo em Romeo em Romeu e Julieta e em Sonho de Uma Noite de Verão.


''Gandhi/idem'' (1982)
 

''Rebilião em Alto Mar/The Bounty''(1984)

 
 

Depois de um filme feito para TV ''My Brother Jonathan'' (1985), para chamar a atenção, Day-Lewis precisava de um papel ao mesmo tempo difícil e chocante, que desafiasse a ele mesmo e ao público. Sua grande chance viria com ''Minha Adorável Lavanderia/My Beautiful Laundrette'' que tornaria seu nome e o do diretor Stephen Frears famosos. O filme retrata a paixão entre um inglês e um árabe que, juntos, gerenciam uma lavanderia e enfrentam o preconceito da sociedade londrina; Daniel foi elogiadíssimo como um punk-gay. A trama aborda muitas polêmicas questões, como homossexualidade, racismo e da Grã-Bretanha política econômica e política na década de 1980, o filme foi indicado ao Oscar de Roteiro, foi a primeira interpretação dele no cinema elogiada pela critíca.

A profunda atuação de Day-Lewis causou rebuliço ainda maior na indústria cinematográfica americana porque Minha Adorável Lavanderia estreou em Nova York simultaneamente com outro filme seu, ''Uma Janela para o Amor/A Room With a View'' de 1985, no qual interpreta um personagem completamente afetado e distinto. Ele encarna Cecil Vyse, o aristocrático noivo da protagonista vivida por Helena Bonham Carter. Sua versatilidade simplesmente deixou Hollywood estarrecida. Por ambos os papéis, a Associação de Críticos de Nova York e o National Board of Review, USA,  lhe deram o prêmio de melhor ator coadjuvante do ano.

''My Brother Jonathan (TV Movie) ''(1985)
 
''Minha Adorável Lavanderia/My Beautiful Laundrette''(1985)

''Minha Adorável Lavanderia/My Beautiful Laundrette''(1985)
 
'Minha Adorável Lavanderia/My Beautiful Laundrette''(1985)

''Uma Janela para o Amor/A Room With a View''(1985)
 

Dois anos depois, as expectativas que rodeavam Day-Lewis se confirmaram em outro filme de época: ''A Insustentável Leveza do Ser/The Unbearable Lightness of Being'' de Philip Kaufman, feito em 1988. Passado na Tchecoslováquia da década de 1960, o filme abordava a estranha relação a três de Day-Lewis, Juliette Binoche e Lena Olin, pouco antes da invasão russa na chamada Primavera de Praga, o filme lhe valeu o Prêmio Boston Society of Film Critics Awards de Melhor Ator do Ano. Também em 1988, Day-Lewis tentaria variar seu estilo na deliciosa comédia ''Stars and Bars’’ - conta a história de especialista em arte britânica (Day-Lewis) viaja por toda a América, a fim de comprar um raro Renoir pintura no Sul, mas se depara com alguns personagens loucos no processo, este foi o único filme em que Day-Lewis fica completamente nú.





''A Insustentável Leveza do Ser/The Unbearable Lightness of Being''(1988)
''A Insustentável Leveza do Ser/The Unbearable Lightness of Being''(1988)
 
''A Insustentável Leveza do Ser/The Unbearable Lightness of Being''(1988)
 
''Stars and Bars’’(1988)
''Stars and Bars’’(1988)

''Stars and Bars’’(1988)
 
 

Em 1989 o ator conseguiu o seu primeiro Oscar por seu tocante retrato de um homem com paralisia cerebral em ''Meu Pé Esquerdo/My Left Food''. Esta era a única parte de seu corpo que ele conseguia controlar, e a utilizava habilmente para pintar e escrever. Ficou famosa a decisão de Day-Lewis de não sair da cadeira de rodas mesmo quando não estava sendo filmado, para compreender ao máximo o sofrimento de seu personagem inválido. O filme foi bem recebido pela crítica e público, sua atuação brilhante, notável lhe valeu além do OSCAR DE MELHOR ATOR, os prêmios -  o BAFTA Awards de Melhor Ator; Boston Society of Film Critics Awards de Ator do Ano; o Evening Standard British Film Awards de Melhor Ator, e ainda o  London Critics Circle Film Awards; o Los Angeles Film Critics Association Awards; Montréal World Film Festival; National Society of Film Critics Awards, USA; New York Film Critics Circle Awards; todos de Melhor Ator do Ano.

Além do Oscar, seu sucesso no ano lhe rendeu um dividendo inesperado: o relacionamento com a atriz francesa Isabelle Adjani. A revista inglesa Empire o elegeu, em 1990, uma das 50 pessoas mais bonitas do planeta; cinco anos depois, ele entraria na lista das 100 estrelas mais sexys do cinema, na lisonjeira 11ª colocação.

 

O namoro de cinco anos com a atriz gerou seu primeiro herdeiro, o pequeno Gabriel Kane, nascido em abril de 1995, Mais tarde, Day-Lewis se envolveu com Rebecca Miller, filha do dramaturgo Arthur Miller, com quem está casado desde 1996. Este relacionamento lhe rendeu mais dois adorados filhos: Ronan Day-Lewis (nascido em 1998) e Cashel Blake Day-Lewis (nascido em 2002).

 

Depois de Meu Pé Esquerdo, Day-Lewis tornou-se requisitado para todo e qualquer papel dramático nos Estados Unidos e na Inglaterra. Seguindo no sentido contrário, ele fez questão de tornar-se ainda mais criterioso com a escolha de papéis. A pressão foi tão grande que seu esperado retorno ao teatro, encenando Hamlet com o National Theatre inglês, foi abreviado quando, uma noite, ele foi embora no meio da peça devido a uma exaustão nervosa.


''Meu Pé Esquerdo/My Left Food''(1989)

Com seu primeiro OSCAR por ''Meu Pé Esquerdo/My Left Food''(1989)

Com seu primeiro OSCAR por ''Meu Pé Esquerdo/My Left Food''(1989)

''Meu Pé Esquerdo/My Left Food''(1989)

 

 

Sumiu até 1992, quando num filme de ação: ''O Último dos Moicanos,/The Last of the Mohicans'' de Michael Mann. Para viver um índio que protege a filha de um coronel britânico em meio à guerra franco-indígena, Day-Lewis malhou por mais de um ano e ganhou um corpo invejável. Aos que duvidavam que um inglês pudesse encarnar um nativo americano, Day-Lewis respondeu com seu típico processo de imersão: ao longo dos meses de gravação, recusou cigarro industrializado, por exemplo. Fazia questão de enrolar seu próprio fumo, como os índios moicanos no século XVIII.

''O Último dos Moicanos,/The Last of the Mohicans''(1992)

''O Último dos Moicanos,/The Last of the Mohicans''(1992)

''O Último dos Moicanos,/The Last of the Mohicans''(1992)

''O Último dos Moicanos,/The Last of the Mohicans''(1992)
 

Depois, Day-Lewis aceitou o convite do seu amigo Jim Sheridan, que lhe havia garantido o Oscar com Meu Pé Esquerdo, para estrelar seu novo filme, ''Em Nome do Pai/In the Name of the Father'' de 1989. Tratava-se de um drama a respeito de um irlandês injustamente acusado de participar de um atentado terrorista do IRA. Repetindo a história, mais uma chuva de indicações e grandes prêmios se seguiu: Ele foi novamente indicado ao Oscar de Melhor Ator; além de recebido o ''Boston Society of Film Critics Awards de Melhor Ator. O filme também alterou profundamente a percepção de Day-Lewis a respeito da Irlanda, a ponto de pedir cidadania irlandesa.
 
''Em Nome do Pai/In the Name of the Father''1989.

''Em Nome do Pai/In the Name of the Father'' 1989.

''Em Nome do Pai/In the Name of the Father'' 1989.
 

 

No mesmo ano, o ator tentou mais um filme de época, ''A Época da Inocência/The Age of Innocence'' de Martin Scorsese. O resultado foi controverso, o que talvez explique porque, a partir de então, ele tenha se tornado cada vez mais recluso. Seu próximo filme ocorreria apenas três anos depois, e provavelmente apenas porque o longa-metragem era baseado na mais famosa peça de seu sogro, Arthur Miller. Trata-se do drama ''As Bruxas de Salem/The Crucible" de 1996, no qual sua ex-amante, vivida por Winona Ryder, lança um vilarejo americano do século XVII em uma histeria inquisitiva ao afirmar que suas colegas são bruxas com pactos com o demônio.O filme ficou aquém das expectativas da crítica, rendendo apenas uma indicação ao Oscar para Miller, pelo roteiro, e para Joan Allen, que interpretava a resignada esposa de Day-Lewis.
 
''A Época da Inocência/The Age of Innocence''(1993)

''As Bruxas de Salem/The Crucible"(1996)

 

 

 O ator, porém, não se intimidou e retornou em 1997 com mais um drama irlandês dirigido por Sheridan: ''O Lutador/The Boxer'', lhe rendendo mais uma indicação ao Globo de Ouro. A parceria deu sinais de cansaço e nem mesmo a poderosa presença de Emily Watson poupou o longa do tiroteio da crítica. Day-Lewis deu um basta. Passou nada menos que cinco anos na Itália, vivendo humildemente como sapateiro. Retornou aos cinemas convencido por Scorsese, Leonardo DiCaprio e Harvey Weinstein, o chefão da Miramax. Os três admitiram publicamente que atraíram Day-Lewis para Nova York sob falsos motivos apenas para convencê-lo, conjuntamente, de que deveria interpretar o Açougueiro no épico ''Gangues de Nova York/Gangs of New York''.

Mal sabia o ator que o compromisso lhe exigiria quase um ano de trabalho ininterrupto, devido aos inúmeros problemas que a produção teve. E, por todo este tempo, Day-Lewis permaneceu utilizando, dentro e fora dos sets, o carregado sotaque do seu personagem ('Bill', O Açougueiro). Além disso, também teve aulas com um açougueiro de verdade para poder entender o ofício do seu personagem - o violento líder da gangue dos nativos, que disputa com a gangue dos irlandeses o controle de uma parte de Nova York.

 O filme dividiu a opinião da crítica, mas houve um consenso geral que indicava o trabalho de Day-Lewis como a melhor coisa de Gangues de Nova York, tanto que o filme lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar de Melhor Ator; além de ganhar o ''BAFTA Awards de Melhor Ator''; ''Broadcast Film Critics Association Awards de Ator do Ano''; além do ''Central Ohio Film Critics Association''; ''Chicago Film Critics Association Awards''; ''Florida Film Critics Circle Awards''; ''Kansas City Film Critics Circle Awards''; ''Las Vegas Film Critics Society Awards''; ''Los Angeles Film Critics Association Awards''; ''Online Film Critics Society Awards''; ''Russian Guild of Film Critics''; ''San Diego Film Critics Society Awards''; ''Satellite Awards''; ''Screen Actors Guild Awards''; ''Seattle Film Critics Awards''; ''Southeastern Film Critics Association Awards''; ''Vancouver Film Critics Circle'' e o prêmio mais respeitado por todos o ''New York Film Critics Circle Awards'' todos de Melhor Ator. Ufa!! Só mesmo esse grande ator.
''O Lutador/The Boxer''(1997)

''Gangues de Nova York/Gangs of New York''(2002)

''Gangues de Nova York/Gangs of New York''(2002) com Leonardo DiCaprio.


 

Depois fez em 2005 o filme ''O Mundo de Jack e Rose/The Ballad of Jack and Rose" de Rebecca Miller, que não foi bem de bilheteria. Porém em ''Sangue Negro/There Will Be Blood", no qual ele tem mais uma estupenda atuação, o filme levou quatro anos para preparação do personagem. Com este filme, Day-Lewis levou os mais importantes premios do cinema mundial: Recebeu seu segundo OSCAR DE MELHOR ATOR DO ANO, além dos prêmis - ''BAFTA Awards''; ''Austin Film Critics Association''; ''Broadcast Film Critics Association Awards''; ''Central Ohio Film Critics Association''; ''Chicago Film Critics Association Awards''; ''Evening Standard British Film Awards''; ''o Globo de Ouro''; ''National Society of Film Critics Awards, USA''; ''New York Film Critics Circle Awards'' entre outros, todos de Melhor Ator daquele ano. O filme foi muito elogiado pelos principais críticos; ''There Will Be Blood'' é bravura cinematográfica de um dos modernos mestres do cinema americano. Poema épico de Paul Thomas Anderson de selvageria, o otimismo ea obsessão é uma verdadeira meditação sobre a América. Brocas do filme para dentro do coração negro do capitalismo, onde a dominação, e não ganhar, é o objetivo final. Em uma carreira definida por performances transcendentes, Daniel Day-Lewis cria um personagem tão rico e tão imponente, que "Daniel Plainview" vai assombrar a história do filme para as gerações vindouras. No final de 2009, ele foi escolhido por Lisa Schwarzbaum da Entertainment Weekly , Peter Bradshaw do The Guardian , Peter Travers da Rolling Stone e Michael Phillips do Chicago Tribune e At the Movies como o melhor filme da primeira década do século 21. Após receber o prémio de melhor ator no SAG Awards, ele dedicou seu prêmio a Heath Ledger.
 
''O Mundo de Jack e Rose/The Ballad of Jack and Rose"(2005)
 
''Sangue Negro/There Will Be Blood"(2007)

''Sangue Negro/There Will Be Blood"(2007)

''Sangue Negro/There Will Be Blood"(2007) com Paul Dano.

''Sangue Negro/There Will Be Blood"(2007) com Paul Dano.

Com seu segundo OSCAR por ''Sangue Negro/There Will Be Blood"(2007).


 

Em 2009, Day-Lewis estrelou Rob Marshall adaptação do musical da Broadway Nine que por sua vez era uma adaptação do filme ''Oito e Meio de Fellini/8½'' do diretor italiano Federico Fellini de 1963; como diretor de cinema Guido Contini.  Day-Lewis foi indicado para o Globo de Ouro de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia e Satellite Award de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia por seu papel, bem como a partilha de indicações para o Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme e Broadcast Film Critics Association Award de Melhor Elenco e Satellite Award de Melhor Elenco - Movimento Imagem com o resto dos membros do elenco. O elenco é recheado de grandes nomes como Marion Cotillard( como sua esposa), Sophia Loren (como sua mãe).Nicole Kidman (como sua estrela preferida), Penélope Cruz (como sua amante), Judi Dench (sua figurinista de filmes), Kate Hudson (uma editora), Fergie (uma prostituta do tempo de infância)... O filme recebeu críticas mistas, muito injustiçado, a crítica antes mesmo de assistir ficou comparando com o filme de Fellini.


 



''Nine/Idem (2009) com a deusa Sophia Loren
 

Na festa do Globo de Ouro com a deusa Sophia Loren e o diretor do filme Rob Marshall competindo com o filme ''Nine/Idem (2009).
 

''Nine/Idem (2009) com a deusa Sophia Loren
 

''Nine/Idem (2009) com Marion Cotillard.
 


Cada vez mais criterioso, só aceitou voltar ao cinema, com um convite de Steven Spielberg em 2012, no filme ''Lincoln/Idem'', o filme relata os esforços do presidente Abraham Lincoln, em janeiro de 1865, para aprovar na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que ira abolir formalmente a escravidão no país. Lincoln recebeu aclamação da crítica mundial. ''Lincoln'' recebeu aclamação da crítica, com grande louvor dirigido ao desempenho Day-Lewis; o filme foi nomeado para doze Oscars , incluindo Melhor Filme.

Por este filme Day-Lewis, bateu um recorde ao ganhar o seu TERCEIRO OSCAR DE MELHOR ATOR, fato raro, Jack Nicholson ganhou três mais sendo um de coadjuvante, Walter Brennan ganhou três, mais todos de coadjuvante, Day-Lewis ganhou todos como ator principal, ele perde apenas para atriz Katharine Hepburn que tem quatro como atriz principal.

Mais uma vez recebeu uma enxurrada de prêmios, só para citar alguns, recebeu: O ''Globo de Ouro''; ''BAFTA Awards''; ''Evening Standard British Film Awards''; ''National Society of Film Critics Awards, USA''; ''Screen Actors Guild Awards ''; ''New York Film Critics Circle Awards''...
 
''Lincoln/Idem''(2012).

''Lincoln/Idem''(2012) com Joseph Gordon-Levitt.

''Lincoln/Idem''(2012).

''Lincoln/Idem''(2012).

Com seu terceiro OSCAR por ''Lincoln/Idem''(2012).

Com o diretor do filme Steven Spilberg do filme ''Lincoln/Idem''(2012).



 

Curiosidades: Seu primeiro papel no teatro como ator principal foi o de ''Drácula''; Daniel é fã do ator Montgomery Clift. E ainda foi eleito, pela revista Time, uma das personalidades mais influentes de 2013. Em sua edição de 5 de novembro, a revista “Time” estampou Day-Lewis na capa e assim resumiu: “O maior ator do mundo”. Dentre outras coisas, está dito que ele é “avesso a holofotes”. Por outro lado, mantém-se o dado de que certa noite, em 1989, Day-Lewis abandonou o palco – “em lágrimas” – durante uma apresentação de “Hamlet”, da qual era protagonista. Desde então, ele jamais voltou a trabalhar com teatro, informa o jornal. A causa do surto: o ator teria visto o fantasma do próprio pai.



Durante uma apresentação da peça de teatro “Hamlet”.

Com o filho mais velho Gabriel.







FILMOGRAFIA:

2012 Lincoln
Abraham Lincoln


2009 Nine
Guido Contini


2007 Sangue Negro
Daniel Plainview


2005 O Mundo de Jack e Rose
Jack Slavin


2002 Gangues de Nova York
Bill 'The Butcher' Cutting


1997 O Lutador
Danny Flynn


1996 As Bruxas de Salém
John Proctor


1993 Em Nome do Pai
Gerry Conlon


1993 A Época da Inocência
Newland Archer


1992 O Último dos Moicanos
 Hawkeye (Nathaniel Poe)


1989 Eversmile, New Jersey
 Dr. Fergus O'Connell


1989 Meu Pé Esquerdo
Christy Brown


1988 Stars & Bars
 Henderson Dores (as Daniel Day Lewis)


1988 A Insustentável Leveza do Ser
Tomas


1986 Nanou
 Max


1986 Screen Two (TV series)
Kafka
– The Insurance Man (1986) … Kafka


1985 Uma Janela para o Amor
Cecil Vyse (as Daniel Day Lewis)


1985 Minha Adorável Lavanderia
Johnny (as Daniel Day Lewis)


1985 My Brother Jonathan (TV movie)
Jonathan Dakers


1984 The Bounty
John Fryer


1983 BBC Play of the Month (TV series)
Gordon Whitehouse
– Dangerous Corner (1983) … Gordon Whitehouse


1982 Gandhi
 Colin (as Daniel Day Lewis)


1982 Frost in May (TV mini-series)
Archie Hughes-Forret
– Beyond the Glass (1982) … Archie Hughes-Forret


1982 How Many Miles to Babylon? (TV movie)
Alex


1981 Artemis 81 (TV movie)
Library Student


1981 Thank You, P.G. Wodehouse (TV movie)
Psmith


1980 Shoestring (TV series)
DJ
– The Farmer Had a Wife (1980) … DJ


1971 Domingo Maldito
 Child Vandal (uncredited)







com Adrien Brody






Um comentário:

  1. Vim parar aqui pesquisando sobre Além da Imaginação. Dei uma conferida no site e gostei, em geral, dos "acervos" que vc organizou.

    Seguindo. Abraços.

    kleitongoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir