quinta-feira, 22 de abril de 2010

TELENOVELAS NO BRASIL - PRIMEIRA PARTE











-----------------''2-5499 OCUPADO'' essa foi a primeira novela diária da televisão brasileira que foi ao ar. Foi exibida em 22\\setembro de ''1963'', pela ''TV EXCELSIOR'' era uma adaptação de ''DULCE SANTUCCI''da trama argentina de '''Alberto Mígre''e dirigido pelo argentino ''Tito Di Mígre'' era exibida as segundas, quartas e sextas-feiras. Depois a ''EXCELSIOR'' percebeu que a única forma de fixar os telespectadores seria a exibição diária. Apesar de ter sido grava em VT , e não ''ao vivo'' como era feita os tele-teatros antes, sua produção era muito precária, as externas eram simuladas no próprio estúdio. Apesar de algumas cenas serem gravadas num presídio de São Paulo. Mais tarde a ''TUPI'' rivalizou por uma produção melhor, e mais tarde, pela a audiência.
Mesmo assim essa novela tem o mérito de ser a primeira novela no BRASIL, e um mérito, maior ainda - histórico inclusive: apresentou o casal ''GLÓRIA MENEZES & TARCÍSIO MEIRA'', Casados na vida real, eles vivem o advogado Larry que, em uma linha cruzada, se apaixona pela presidiária Emily. O elenco era bem pequeno; contando praticamente com nove atores, além do casal , ''LOLITA RODRIGUES'' e ''NEUSA AMARAL'' entre outros. Em 42 capítulos, a produção institui na audiência nacional o hábito que até hoje pendura em assistir a novelas diariamente. Em 1999 a ''RECORD'' fez um remake , chamado ''LOUCA PAIXÃO'', com ''MAURICIO MATTAR & KARINA BARUM'' no lugar de ''GLÓRIA & TARCÍSIO'', sem o mesmo sucesso.



''1964''

Depois de mais quatro telenovelas sem muita repercussão, a ''TUPI'' ataca com ''ALMA CIGANA'' primeira novela das 8. Da grande ''IVANI RIBEIRO'', com base no original cubano de ''Manuel Muñoz Rico'', sim antes a novelas eram todas feitas em adaptações. O diretor o também grande ''GERALDO VIETRI'' que também escrevia novelas, foca na personagem de ''ANA ROSA'' em sua estréia em novelas, era uma mulher de vida dupla: de dia, a freira Estela; à noite a cigana Esmeralda. Foi a primeira novela gravada em ''video-tape'' e a primeira diária da ''TV TUPI''. ''ALMA CIGANA'' foi um sucesso e não teve nenhum problema com a censura ou a Igreja, apesar do tema. No elenco pequeno ainda contava entre outros com ''AMILTON FERNANDES'' ele seria um grande galã das telenovelas no futuro, além do futuro cantor e apresentador de sucesso ''ROLANDO BOLDRIN''. Ana Rosa ganhou o ''TROFÉU IMPRENSA'' de revelação do ano por esse papel.

''A MOÇA QUE VEIO DE LONGE''

A ''EXCELSIOR'' marcar por ser a primeira a atender os anseios dos telespectadores, que queriam um destino feliz para a mocinha , ''ROSAMARIA MURTINHO'', em sua estréia em novelas. ''HÉLIO SOUTO'' era o mocinho , e passou a dividir com ''TARCÍSIO MEIRA'' o título de '''GALÃS TOP'' na época. A novela foi escrita por ''IVANI RIBEIRO'' baseado no original de ''Abel Santa Cruz'' e dirigida pelo também ator e grande ''DIONÍSIO AZEVEDO''; no elenco ainda contava entre outros com ''NEUZA AMARAL'' e a sempre coadjuvante ''MARIA APARECIDA BÁXTER'' que apesar de não ter ficado famosa como merecia, costumava roubar as cenas.

''O DIREITO DE NASCER''

Essa novela se torna a primeira de enorme sucesso feita pela ''TUPI'' é uma adaptação de uma radio novela cubana escrita por ''Felix B. Caignet'', na década de 40. A direção era de ''LIMA DUARTE'' & ''José Parisi''; o galã ''AMILTON FERNANDES'' como Albertinho Limonta, cuja mãe solteira ''NATHALIA TIMBERG'' diante da recusa do rapaz Alfredo de assumir a criança, resolve assumir sozinha mais diante do ódio do avó paterno da criança, temendo represálias do velho, a criada negra Dolores feita como enorme sucesso por ''ISAURA BRUNO'' foge com a criança, mais tarde o rapaz cresce forma-se em medicina, o destino faz com que ele se envolva com a família verdadeira. Estima-se que o último capítulo, no qual Mamãe Dolores revela a Albertinho quem são os verdadeiros pais, teve 1,5 milhão de telespectadores.


1965

A ''GLOBO'' estréia ''ILUSÕES PERDIDAS'', de ''Ênia Petri'' e direção de ''Líbero Miguel'', a primeira novela da ''GLOBO'' traz ''REGINALDO FARIA'', ''LEILA DINIZ'' ,''NORMA BLUM'' & ''OSMAR PRADO''; mais não houve muita repercussão.


''A DEUSA VENCIDA''

A ''EXCELSIOR'' apresenta de ''IVANI RIBEIRO'' dirigida pelo genial ''WALTER AVANCINI''. Mais uma vez a dupla é formada por ''GLÓRIA MENEZES & TARCÍSIO MEIRA'' , foi a primeira super-produção em telenovelas, o cenário, sofisticado para a época, reproduzia a São Paulo de 1895. Também foi a primeira a ter uma trilha sonora própria, marcou a estréia de ''RUTH DE SOUZA'', ''KARIN RODRIGUES'' & ''REGINA DUARTE''. Os atores ''TARCÍSIO & EDSON FRANÇA'' outro galã da época se desentenderam e passaram a maior parte da telenovela sem que um se dirigisse ao outro fora das cenas. O motivo teria sido a disputa pela primazia do nome nos créditos, que acabou vencida por ''TARCÍSIO MEIRA''.
Cecília ''Glória'' ama Edmundo ''Tarcísio'' mas é obrigada a casar com o fazendeiro Fernando ''Edson'' por causa de uma dívida de seu pai e vai morar na misteriosa fazenda do marido.
Em setembro, depois de contratar a autora cubana exilada ''GLÓRIA MAGADAN'', a ''GLOBO'' ataca com ''PAIXÃO DE OUTONO'', dirigida por ''Líbero Miguel'' e ''FERNANDO TORRES'', com ''YARA LINS'' uma das atrizes que mais participou de telenovelas no BRASIL, ''WALTER FOSTER'', ''REGINALDO FARIA'', ''LEILA DINIZ'' & ''IRENE RAVACHE'' é uma pequena participação antes da fama; foi a primeira novela da ''GLOBO'' das 9, também sem muita repercussão.

''A GRANDE VIAGEM''

Escrita por ''IVANI RIBEIRO'' dirigida por ''WALTER AVANCINI'' pela ''EXCELSIOR'', Ivani escreveu um suspense policial que prendeu o telespectador do primeiro ao último capítulo. Primeira novela que a imprensa revelou o final antecipadamente, o que a autora reescrevesse e a emissora gravasse novamente o mesmo, momentos antes de ir ao ar. O ''GRANDE DESTAQUE'' foi o casal ''HENRIQUE CÉSAR'' & ''RIVA NIMITZ'', casados na vida real , que chamou a atenção pelas brilhantes atuações. Ainda no elenco ''DANIEL FILHO'', ''REGINA DUARTE'', ''MARCIA REAL'' , ''RODOLFO MAYER'' & ''PROCÓPIO FERREIRA'' numa das suas raras participações em novelas.


''O CARA SUJA''

A ''TUPI'' vem com outro grande sucesso, ''O CARA SUJA'', escrita por ''WALTER GEORGE DURST'' dirigida por ''GERALDO VIETRI'', a telenovela foi um dos maiores sucessos da época, principalmente por ser a primeira a colocar no contexto elementos da colônia italiana. Transformou o grande ''SÉRGIO CARDOSO'' em grande astro, depois se tornou um dos atores mais requisitados para os folhetins.
A ''TV CULTURA'' depois de duas tentativas sofriveis , acerta com ''AMOR DE PERDIÇÃO'' escrita por ''Leonor Pacheco'' baseado na adaptação de ''Camilo C. Branco'', a telenovela inovou na época lançando um horário alternativo, o famoso no futuro horário das 6.


''1966''



''REDENÇÃO''

Foi escrita por ''Raimundo Lopes'' , ''REDENÇÃO'' é a novela mais longa da história da telenovela brasileira: 596 capítulos, quase dois anos na tela da ''EXCELSIOR''. Na trama das 7h, ''FRANCISCO CUOCO'' vive o doutor Fernando Silveira, médico de passado desconhecido, que chega à cidade de Redenção e casa-se com Ângela ''MIRIAN MEHLER''. Após a morte súbita da esposa, ele vira suspeito da trama. ''REDENÇÃO'' tem a primeira cidade cenográfica da teledramartugia. No elenco entre outros ''RODOLFO MAYER'', ''LÉLIA ABRAMO'', ''MARCIA REAL'', ''PROCÓPIO FERREIRA'', ''ARMANDO BOGUS'' & ''FERNANDA MONTENEGRO''. DESTAQUE : Apesar do grande elenco quem rouba a cena e a atriz ''MARIA APARECIDA BAXTER'' como a fofoqueira dona Marocas, a ponto que sua personagem morre no segundo ano, a emissora ''EXCELSIOR'' com medo de perder a audiência já que seu personagem era o mais popular, faz com que o doutor Fernando faça um transplante um coração novo e ela sobrevive.



''O SHEIK DE AGADIR''



Distantes da realidade brasileira, a cubana ''GLÓRIA MAGADAN'' impõe o seu estilo em histórias exóticas, alocadas no Marrocos, França ou Japão, baseada no romance do escritor Gogol, ganha espaço na emissora da ''rede GLOBO'' ; as dunas de Cabo Frio(RJ) viram o deserto do Saara e servem de cenário para o triângulo amoroso entre o sheik Omar ''HENRIQUE MARTINS'', Janete ''YONÁ MAGALHÃES'' e ''AMILTON FERNANDES''. No elenco ''MÁRCIA DE WINDSOR'', ''MÁRIO LAGO'', ''MARIETA SEVERO'', ''YARA LINS'', ''CLAÚDIO MARZO'' & ''SEBASTIÃO VASCONCELOS'' entre outros. DESTAQUE para ''LEILA DINIZ'' como a exótica Madelon, a novela fez um grande sucesso no RIO DE JANEIRO, mas não em SÃO PAULO, a novela teve o primeiro serial killer da TV.



''1967''



Depois de escrever ''Paixão proibida'' para a ''Tupi'' , ''JANETE CLAIR'' é contratada pela ''GLOBO'' com a missão de dar novo rumo para ''ANASTÁCIA, A MULHER SEM DESTINO'', história da suposta filha ''LEILA DINIZ'' do último imperador russo. Dirigida por ''Henrique Martins'' a novela era escrita por ''EMILIANO QUEIROZ', mas a audiência não correspondeu ao alto custo de produção. Para marcar a reviravolta na trama, ''JANETE CLAIR'' inventa um furacão e mata quase todos os personagens. A audiência sobe e a novela se firma como a principal autora de telenovelas da época, ao lado de ''IVANI RIBEIRO''. O elenco contava entre outros com ''HENRIETTE MORINEAU'' em participação, ''NEUZA AMARAL'', ''MIRIAN PÍRES'', CLAÚDIO CAVALCANTI'', ''EDSON FRANÇA'' & ÊNIO SANTOS'' entre outros.


''OS MISERÁVEIS''


A ''TV BANDEIRANTES'' embarca na onda da telenovela em ''OS MISERÁVEIS'', uma adaptação de ''WALTER NEGRÃO'' do francês ''Victor Hugo''. Com o ator ''LEONARDO VILLAR'', dirigida por ''WALTER AVANCINI'' , a novela traz uma inovação: ''CAPÍTULOS DE 45 MINUTOS'' e não de meia hora, como até então. ''o formato é usado até hoje''. Destaque para o trabalho de ''RAUL CORTEZ'', segundo ''WALTER NEGRÃO'' , a adaptação fugiu tanto do original que o escritor francês jamais reconheceu sua obra numa telenovela.


''SANGUE E AREIA''


Baseada no romance homônio de ''Vicente Blasco'', foi escrita por ''JANETE CLAIR'' é dirigida por ''DANIEL FILHO'' & ''RÉGIS CARDOSO''. A telenovela marcou a estréia do casal ''GLÓRIA MENEZES'' & ''TARCÍSIO MEIRA'' na ''GLOBO'', em produção luxuosa, tumultuada e extravagante. Foi marcada por exageros e excesso de dramaticidade - por exemplo dona SOL, chegou a arrancar os olhos como prova de amor a Juan Gallardo! ''DANIEL FILHO'' dirigia duas novelas ao mesmo tempo naquele ano essa de ''JANETE CLAIR'' e outra de ''GLÓRIA MAGADAN'' o sucesso de ''SANGUE E AREIA'' incomodou tanto Glória , que ela culpou Daniel pelo fracasso da sua, alegando que Daniel não se empenhou na dela e sim na de Janete. No elenco ainda tinha entre outros ''CLAÚDIO MARZO'', ''ARLETE SALLES'' em sua estréia na TV, ''ANA ARIEL'', ''ZILKA SALABERRY'', ''GILBERTO MARTINHO'', ''NELSON XAVER'', ''NEUZA AMARAL'' & ''AMILTON FERNANDES'' este era o grande vilão da história, mas o ator sofreu um acidente automobilístico, vindo a falecer, o roteiro da novela teve que ser todo refeito e seu personagem desapareceu da trama.



''OS FANTOCHES''

A narrativa de ''OS FANTOCHES'' era inovadora para época , por se passar quase que totalmente dentro de um luxuoso hotel. A autora ''IVANI RIBEIRO'' baseou-se nos livros de AGATA CHRISTIE, A direção foi de '''WALTER AVANCINI'', ''DINA SFAT'' brilhava como Laura, em sua única telenovela na ''EXCELSIOR''. O elenco era de primeira linha contava ainda com ''REGINA DUARTE'', ''ÁTILIA IÓRIO'' este em grande papel, o casal também na vida real ''NICETE BRUNO & PAULO GOULART'', ''MARCIA DE WINDSOR'', ''YARA LINS'', ''FLORA GENY'' também em grade interpretação, ''STÊNIO GARCIA'' & ''MAURO MENDONÇA'' entre outros.




''1968''


Mais uma telenovela que explora o filão, de ''criança abandonada assunto em moda na época a novela ''A PEQUENA ÓRFÃ'' , escrita por ''TEIXEIRA FILHO'' dirigida por ''DIONÍSIO AZEVEDO'', aliás o diretor era também o ator principal, o único mérito talvez seja é que foi a estréia de ''GLÓRIA PIRES'' então com cinco anos na TV ''EXCELSIOR'', ela participou da abertura da telenovela, e mais tarde dublou a protagonista quando esta foi afastada devido a problemas contratuais; curiosamente marcou também a estréia de ''NÁDIA LIPPI'' também em pequeno papel. A ''GLOBO'' resolve fazer uma troca de casais e coloca ''GLÓRIA MENEZES'' contracenando com ''CARLOS ALBERTO'' em ''PASSO DOS VENTOS'' enquanto ''TARCÍSIO MEIRA'' contracena com ''YONÁ MAGALHÃES'' em ''A GATA DE VISON''. A experiência não deu certo, e nos trabalhos seguintes os casais voltariam a trabalhar juntos, ''GLÓRIA & TARCÍSIO'' em ''ROSA REBELDE'' e ''CARLOS & YONÁ'' em ''A PONTE DOS SUSPIROS'' aí o sucesso voltou.



''ANTÔNIO MARIA''

A ''TV TUPI'' lança ''ANTÔNIO MARIA'' , escrita por ''GERALDO VIETRI & WALTER NEGRÃO'', conta a saga do imigrante português ''SÉRGIO CARDOSO'' que, ao tentar a sorte no Brasil, se apaixona pela filha do patrão, Heloísa ''ARACY BALABANIAN''; a novela agradou principalmente a colônia portuguesa , que se sentiou homenageada mas, no terceiro mês a novela já era campeã de audiência. O autor Geraldo Vietri fez questão de colocar na novela atores jovens, com intuito de ganhar o público jovem. Consequentemente, deu impulso às carreiras de ''BALAABANIAN'', ''TONY RAMOS'', ''PAULO FIGUEIREDO'' & ''DÊNIS CARVALHO''.

'ANTÔNIO MARIA'' foi um marco da teledramaturgia porque os personagens eram pessoas com qualidades e defeitos, o que trouxe identificação com o público, e não aqueles personagens exóticos ou perfeitos como eram feito até então. Após o sucesso dessa novela ''SÉRGIO CARDOSO'' foi contratado pela ''GLOBO'' . O sucesso da novela animou o autor a escrever outra parecida ''NINO, O ITALIANINHO'' que foi outro grande sucesso. DESTAQUE : para atriz ''JACIRA SILVA'' , que interpretou a empregada doméstica Maria Clara, se tornou um ídolo entre a classe, em virtude dos cursos por corLista com marcadoresrespondência que a personagem fazia. Foi a segunda personagem negra a fazer sucesso entre o público depois de ''ISAURA BRUNO'' em ''O DIREITO DE NASCER''.



''BETO ROCKFELLER''


No entanto, a revolução estética, que marcaria a próxima década, anuncia-se em ''BETO ROCKFELLER'', do grande ''BRÁULIO PEDROSO''. O personagem-título ''LUÍS GUSTAVO'' não se apresenta nem como mocinho nem como vilão. É um malandro, a figura do anti-herói, com qualidades e defeitos. A trama, com personagens menos artificiais e diálogos coloquiais, que rompem com a linguagem rebuscada das produções anteriores, faz ''BETO ROCKFELLER'' cair no gosto popular, firmando o talento de ''WALTER AVANCINI'' na direção. Utilizando gírias e expressões do cotidiano, dando ao público fantasia com gosto de realidade. As notícias dos jornais e as fofocas da época eram comentadas pelos personagens.
Com o sucesso, a emissora espichou a telenovela e o autor ''BRÁULIO PEDROSO'', estafado, abandonou a obra provisoriamente, sendo substituído por três autores liderados por ''Eloy Araujo'' e co-direção de ''LIMA DUARTE''.
CURIOSIDADES : Foi a primeira novela a usar o ''merchandising'', o do ''engov'', pois o personagem bebia muito; também foi a primeira a usar tomadas aéreas; o protagonista ''LUIZ GUSTAVO'' atingiu o auge de sua popularidade e se consagrou como grande ator de novelas. ''LIMA DUARTE'' que também trabalhava como ator na novela fazia cinco papéis diferentes que desapareciam da trama sem que seus rostos fossem conhecidos . Mais tarde o autor fez uma continuação ''A VOLTA DE BETO ROCKFELLER'' com boa parte dos atores da primeira, mais foi um fracasso.
No elenco estelar contava entre outros com ''MARIA DELLA COSTA'', ''MARÍLIA PÊRA'', ''DÉBORA DUARTE'' que era a mocinha, ''BETE MENDES'', ''ANA ROSA'', ''IRENE RAVACHE'', ''PLÍNIO MARCOS'' este o grande escritor, num dos seus raros papéis de ator em novela, ''ETTY FRASER'' & ''ZEZÉ MOTTA''.
PRÊMIOS : Ganhou o ''TROFÉU IMPRENSA'' de ''REVELAÇÃO'' para ''PLÍNIO MARCOS''; ''DIRETOR'' para ''LIMA DUARTE'' estranhamente ''Walter Avancini'' ficou de fora; ''ATRIZ'' para ''DÉBORA DUARTE'' é lógico para a ''NOVELA''.


''1969''
''NINO, O ITALIANINHO''


Foi escrita por ''GERALDO VIETRI'' & ''WALTER NEGRÃO'' e dirigida por ''Vietri'', Nino ''JUCA DE OLIVEIRA'' é um italiano que tem um açougue no bairro do Bixiga, é um rapaz alegre, de bom coração e um tanto rude, e que é apaixonado por sua vizinha Nátalia ''BIBI VOGEL'' que por sua vez é apaixonada pelo rico Renato ''WILSON FRAGOSO''. Bianca ''ARACY BALABANIAN'' é uma jovem meiga e tímida , que tem um defeito na perna, e que é apaixonada por Nino. Em torno desses personagens acontecem todas as histórias da trama.
A novela foi um sucesso tão grande que tornou ''JUCA DE OLIVEIRA'' um dos grandes nomes masculinos da época junto com ''FRANCISCO CUOCO'', ''SÉRGIO CARDOSO'' & ''TARCÍSIO MEIRA''. A ''INOVAÇÃO'' teve a mocinha como anti-estrela, a novela tinha aspectos do neo-realismo, além de ser a primeira a ser exportada. Muitos anos depois na série ''SAI DE BAIXO'' de grande sucesso em 1996, o ator ''MIGUEL FALABELLA'' brincava de improviso com ''ARACY BALABANIAN'', citando sua atuação em ''NINO, O ITALIANINHO'' e dizendo ''ela mancava!!'' entre outras coisas. O elenco contava com ''ELIAS GLEISER'', 'ETTY FRASER'', ''DÊNIS CARVALHO'', ''TONY RAMOS'', ''ANA ROSA'', ''GUY LUPE'' & ''MYRIAN MUNIZ'' essa última atriz e diretora veterana de teatro em sua estréia em novelas; foi ela que dirigiu o antológico show de ''ELIS'' ''FALSO BRILHANTE'', quase roubava todas as cenas com sua personagem dona Santa, seu personagem foi baseado na avó do autor ''GERALDO VIETRI''.
''PRÊMIOS: ''TROFÉU IMPRENSA'' - ''REVELAÇÃO'' para ''MYRIAN MUNIZ''; ''NOVELISTA'' para ''GERALDO VIETRI & WALTER NEGRÃO''; & ''ATOR'' para ''JUCA DE OLIVEIRA''. Doi sucessões da ''TV TUPI''.

''A CABANA DO PAI TOMÁS''


A ''GLOBO'' acirra a guerra pela audiência exibindo ''A CABANA DO PAI TOMÁS'', de ''HEDY MAIA'', baseada no romance de ''Harriet Beecher Stowe'' e dirigida por ''RÉGIS CARDOSO''. O ator ''SÉRGIO CARDOSO'' - que a Globo tirou da Tupi após o sucesso em Antônio Maria - tem de pintar a pele para viver o negro Pai Tomás. ''POLÊMICA '' : Os patrocinadores ''A COLGATE-PALMOLIVE'', que detinha o contarto de ''Sérgio Cardoso'', exigiu que ele fizesse o papel de Pai Tomás sem analisar as implicações que isso poderia ter na mídia.
''PLÍNIO MARCOS'', em sua coluna ''A ÚLTIMA HORA'' liderou uma campanha de repúdio a escolha do ator branco para interpretar um negro. A opinião geral da classe artística era que ''MILTON GONÇALVES'' deveria fazer o papel. Além disso a mocinha da novela a atriz negra ''RUTH DE SOUZA'' que foi a primeira ''NEGRA PROTAGONISTA'' de uma novela e não ''TAÍS ARAUJO'' anos depois com ''XICA DA SILVA'' como a maioria das pessoas dizem; também teve problema, segundo consta as outras atrizes dessa novela não se conformaram com o nome de uma negra viesse antes do que o delas que eram brancas, segundo a própria atriz ''RUTH DE SOUZA'' na metade da novela seu nome que vinha em segundo lugar logo depois do ator de o Pai Tomás foi parar lá no meio, ela Ruth que precisava do emprego ficou quieta ao final os telespectadores viriam aquilo e achariam estranho.
Além da polêmica , um incêndio no estúdio, duas semanas antes da estréia, e a concorrência de ''NINO, O ITALIANINHO'' contribuiram para o fracasso da novela. No elenco ainda contava com ''ISAURA BRUNO'', ''MARIA LUIZA CASTELLI'', ''NÍVEA MARIA'', ''IVETE BONFÁ'', ''MIRIAN MEHLER'', ''PAULO GOULART'' & ''MILTON GONÇALVES'' entre outros. A supervisão da novela ficou com ''GLÓRIA MAGADAN'' que com o fim dos dramalhões latinos foi despedida da ''GLOBO'', a ''TUPI'' ainda lhe dá mais uma chance, onde ela escreve ''E NÓS, AONDE VAMOS, novela que tentava mudar seu estilo, ao fazer uma trama atual; após o fracasso de sua passagem pela ''TUPI'' , vai morar em Miami, lar dos muitos dos seus compatriotas exilados. Lá ela dá continuidade ao escrever agora para revistas e livros.


''O FIM DA EXCELSIOR''

Desde ''OS FANTOCHES' de 1967 , a ''EXCELSIOR'' não tinha um grande sucesso, um terrível incêndio nos ano de 1969, e a crise, fez com que o canal entrasse em decadência, os atores começaram a abandonar as novelas no meio delas, em sua penúltima novela ''DEZ VIDAS'' de ''IVANI RIBEIRO'', teve uma produção pobre, uma vez que a emissora estava à beira da falência, assim o canal viu seus atores e técnicos abandonarem o projeto dia após dia, ''REGINA DUARTE'' foi contratada pela ''GLOBO'', sendo substituída por ''LEILA DINIZ''. Uma nota lacônica, antes de iniciar o capítulo , anunciou a substituição. Não bastasse a situação finaceira, a censura obrigou o canal a mudar o horário da novela. Pois se falava muita a palavra ''LIBERDADE'' naqueles tempos de ditadura militar era um enorme problema. Os últimos capítulos foram todos condensados, para que a emissora não saísse do ar sem que a novela terminasse.
Em sua última novela ''MAIS FORTE QUE O ÓDIO'' , o final foi antecipado, devido uma crise gerada pelo incêndio nas instalações da TV ''EXCELSIOR''. Em setembro de 1970 a ''EXCELSIOR'' fecha as portas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário